A Base do Inventor Independente

Esta base para o Inventor Independente é para mim?

Se você responder sim a quaisquer das perguntas seguintes, então pode ter certeza:
Este é seu lugar!

  1. Para você a propriedade intelectual é algo novo, como certas criações da mente humana ou determinados aspectos legais de um direito de propriedade?
  2. Já se interessou em obter proteção para propriedade intelectual?
  3. Está tentando definir se precisa de uma patente, uma marca registrada, ou um direito autoral?
  4. Está desenvolvendo uma invenção às próprias custas ou para uma pequena empresa?
  5. Está pensando se deve contratar um advogado ou um agente da propriedade industrial registrado?
  6. Está tentando obter uma patente ou marca registrada sem ajuda de advogado ou um agente da propriedade industrial?

O link do Inventor Independente é dedicado a servir as necessidades especiais e interesses do inventor e do empresário.

Você precisa de uma patente, marca registrada, ou direito autoral?

Informe-se aqui, e proteja suas criações, invenções e melhorias para invenções existentes.

Para mais informações sobre: Marcas, palavras, nomes, símbolos ou dispositivos usam imagens e que são aplicados a produtos ou são usadas na prestação de serviços para identificar a procedência deles.

Ou informações sobre Direitos Autorais, proteção para a expressão de idéias em trabalhos literários, artísticos e musicais. Clique!

Começando do princípio:

É claro que todos estamos com pressa! Mas acreditamos que quanto mais informações você possua, maiores serão as suas possibilidades de sucesso. Então, trataremos de mantê-lo sempre bem informado.

Qual é o papel do INPI?

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), administra através das leis brasileiras, as patentes e marcas; concedendo patentes para invenções e emitindo registros para marcas.

O INPI examina os depósitos de patentes para determinar se os inventos apresentados oferecem condições de se transformarem em cartas patente, ou assim intitular-se.

O INPI também examina os pedidos de marca para determinar se são passíveis de transformar-se em marcas registradas.

O INPI publica as marcas e patentes aprovadas, bem como todos os andamentos dos processos de concessão semanalmente através da RPI.

Que tipo ajuda está disponível no INPI?

Informação básica grátis sobre o sistema patentes e de marcas, formulários, taxas, e serviços de buscas.

Como financio ou comercializo minha invenção?

O INPI não proporciona ajuda para financiar ou comercializar sua invenção.

Veja neste Site: Venture Capital

Preciso contratar advogado ou agente?

O processo de solicitação patente é complexo. O INPI não pode ajudar na preparação de documentos de solicitação patentes. Se você está pronto para solicitar uma patente, nós o aconselhamos a contar um advogado de patentes ou um agente da propriedade industrial registrado.

Embora o INPI não possa recomendar qualquer advogado particular ou agente, é este órgão que concede o registro ao agente da propriedade industrial para a prática profissional.

Se você está pronto para registrar sua marca, nós também aconselhamos, que contate um advogado experiente em registro de marcas.

Só advogados e agentes registrados podem ajudá-lo efetivamente a obter patentes ou marcas.

O INPI comercializa, promove ou autoriza invenções?

Não. O INPI não tem nenhuma jurisdição sobre assuntos relativos à promoção ou utilização de patentes ou invenções.

O INPI não pode aconselhar os inventores sobre as transações empresariais ou contratos para o desenvolvimento e comercialização de um invento.

O INPI não investiga reclamações ou participa em qualquer procedimento legal contra empresas de promotores ou promoção de inventos.

Antes de assinar compromissos com empresas de promotores ou promoção de inventos, você deve informar-se sobre a reputação destas empresas.

Lembre-se, nem todas as essas empresas são legítimas. É melhor ser cauteloso com qualquer empresa que promete muito ou cobra muito.

Se você está pensando em usar uma dessas empresas, peça referências aos atuais clientes delas e confira a reputação da empresa através da OAB e do PROCON. Consulte as associações de profissionais de Propriedade Industrial e se houver, as Câmaras de Comércio em sua região.

O INPI determina a infração a uma patente?

O INPI não determina nenhuma infração para uma invenção que infringir qualquer patente anterior. Uma melhoria em uma invenção existente pode ser patenteável, mas poderia infringir em uma patente anterior vigente.

Há lugares na Internet em que posso procurar ajuda?

Existem muitos Bancos de dados de Patentes mundiais, geralmente estão diretamente vinculados aos escritórios de patentes dos governos em países ao redor do mundo, também há importantes Bancos de empresas privadas que disponibilizam informações gratuitamente, você pode efetuar pesquisas ou buscas em todos eles por conta própria.

É possível, porém difícil, para você administrar sua própria busca ou pesquisa porque há necessidade de conhecer todos os procedimentos obrigatórios de classificação de patentes para obter e filtrar as informações que realmente lhe irão interessar.

Como obtenho uma patente?

Obter uma patente é um processo complexo e que começa com o depósito do pedido junto ao INPI.

Quando um pedido é arquivado?

Um pedido de patente pode ser arquivado se, ao longo do andamento do processo de concessão, for deixada de cumprir alguma eventual exigência, ou se não forem observados corretamente os prazos para pagamento das taxas pertinentes.

Posso perder proteção de uma patente concedida?

Se você não paga as taxas de anuidades, exame técnico ou expedição de carta patente, ou ainda não responder dentro dos prazos legais a qualquer despacho relativo à sua patente, tudo isto sempre dentro dos prazos legais sua patente expirará ou cairá em domínio público.

Além disso outros fatores podem contribuir para perda de proteção de uma patente, por exemplo, uma patente pode ser considerada inválida em julgamento ante um tribunal. É importante manter seu endereço atualizado junto ao INPI, para alguma eventual correspondência ou aviso ao longo do período pretendido para a patente permanecer em vigor de forma que você possa ser localizado corretamente.

Minha patente é válida em países estrangeiros?

Uma patente brasileira só protege a invenção no território nacional. É necessário requerer uma patente internacional para obter proteção outros países.

Para mais informações, veja neste site: Patentes.


Advertência:

Nos oferecemos links para outros sites porque acreditamos que contêm informações do seu interesse. Mas, não endossamos necessariamente os pontos de vista expressados, ou os fatos apresentados nesses sites. Não endossamos qualquer produto comercial anunciado ou disponíve nesses sites.

 
Protegido por Direitos Autorais, Cópias Proibidas para fins Comerciais